Provedor

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Lagoa, instituída nos princípios do Séc. XVII (17), foi (e continuará a ser) uma das mais importantes instituições do Concelho de Lagoa, de acordo com a referenciado no testamento do bispo D. Fernando de Mascarenhas. Desde da sua fundação, desenvolve a sua atividade dentro do espírito das Obras de Misericórdia, passando por diferentes fases e vicissitudes, nas áreas de assistência e saúde, marcadas por períodos áureos na história do Algarve e do Concelho de Lagoa.

Não podemos projetar o futuro desta Instituição, sem relembrar o passado e a importância que ela teve na sua vida social, económica e política junto dos Lagoenses. O Hospital da Misericórdia de Lagoa, nasce da construção de pequeno albergue contínuo à casa do despacho, junto à Igreja da
Misericórdia, na Praça da República, onde durante centenas de anos distribuiu assistência e caridade aos mais necessitados, sendo até então a única instituição com essa resposta à população.

Neste percurso histórico, não posso de deixar de reconhecer o empenho, esforço e dedicação de muitos lagoenses que honraram o nome desta Instituição ao longo da sua história, e que permitiram que chegasse até aos dias, um espólio patrimonial rico, uma memória de ajuda social permanente e um equilíbrio financeiro desejável.

O trabalho que nos propomos desenvolver no próximo quadriénio assenta numa forte determinação em continuar a honrar o passado da instituição, consolidando o trabalho já desenvolvido, mas também lançar novos projetos em áreas estratégicas que nos devem mobilizar a todos pelo seu impacto social e serviço de proximidade. Estamos motivados a ajudar a mudar o paradigma do envelhecimento, com programas inovadores e promoção do trabalho em rede.

Assentes no pressuposto de que cada idoso vive o seu próprio processo de envelhecimento, sendo este altamente influenciado pelo suporte social de que dispõe, procurou-se, ao pensarmos na melhoria e na inovação de um serviço, proporcionar às pessoas não só a garantia das suas atividades de vida diária com qualidade, como também a sua participação social, fazendo com que sejam as próprias pessoas idosas as protagonistas do seu desenvolvimento e bem-estar.

Estamos, igualmente, empenhados na construção de uma Irmandade cada vez mais participante e identificada com a instituição, pelo que em breve pretendemos criar um conselho consultivo onde terão assento aqueles que representam os orgãos desta Instituiçãoi e os que servem, mas também outros dos quais estamos dispostos a receber o seu importante contributo.

Numa época em que muito se apela à consciência social e estando perante um novo ciclo institucional e o emergir de uma nova geração de políticas no setor, assumo em meu nome pessoal e dos corpos gerentes da instituição a nossa determinação e forte convicção em honrar o legado e continuar a cumprir as Obras de Misericórdia.

Um abraço fraterno,

O Provedor
Paulo Jorge Silva Francisco
keyboard_arrow_up